sexta-feira, 1 de abril de 2011

Plano de aula: cinema

Olá! Estou escrevendo um roteiro de objeto de aprendizagem - que numa próxima ocasião comentarei mais especificamente o que é e qual a sua função - sobre arte e cultura. Estamos vindo de uma série (no total são 4 objetos) no qual abordei arte e cultura relacionados às Sete Artes. Muitas foram as leituras e ligações feitas, até que chegamos a esse último tema: cinema.

Final de semana também lembra filmes... é hora de dar uma descansada, curtir a família e um dos programas mais escolhidos é "cinema em casa". Bacia de pipoca e refrigerante, um chocolatinho apra arrematar e pronto! A festa está feita!


E isso pode acontecer na sua sala de aula também. Que tal aproveitar esse final de semana para planejar uma aula diferente? Escolha um filme - já indiquei alguns aqui no blog - de sua preferência e que esteja adequado à série/disciplina que você leciona, por exemplo, Vulcano ou Twister para Geografia e Ciências; A onda ou Valquíria para História; Um sonho possível para Educação Física... as possibilidades são infinitas!


Atenção: assista ao filme antes de exibi-lo na sua classe para se certificar de que não não contém cenas inadequadas!


Leve pipocas ou pequenos lanches (como mini cachorro-quente, esfiha, biscoitos, sanduíches), suco ou refrigerante e coloque seus alunos para assistirem ao filme. Os professores de português podem utilizar filmes com várias temáticas, inclusive as citadas acima, pois pode trabalhar produção e interpretação de texto, análise do discurso, estilos de linguagem entre outros vários conteúdos. Deixe-os livres para sentarem em grupos, no chão ou em cima das carteiras, como quiserem. O que importa é que sintam-se à vontade e prestem atenção ao filme. Caso não seja possível assistir ao filme todo de uma vez, divida-o em partes. Procure parar em trechos que gerem expectativa para a continuidade. Analise o trecho assistido com os alunos. Busque retirar informações deles quanto à opnião sobre o que assistiram até o momento, o que eles esperam de continuidade, qual a linguagem utilizada, se eles tomariam as mesmas decisões que os personagens...


Essa primeira parte pode ser apenas debatida verbalmente com o grupo. Depois de finalizar o filme, um debate sobre todo o filme é interessante. Caso haja necessidade de ter uma avaliação escrita, redações, novos roteiros com novos finais, histórias em quadrinhos entre outras possibilidades podem ser criadas.


O objetivo maior é fazer a aula mais dinâmica e próxima da realidade dos alunos, para levar a teoria à vida diária. Por isso, os filmes devem ser de interesse tanto dos estudantes quanto da disciplina. Cada disciplina deve debater aspectos do conteúdo da ementa escolar.


Bom filme e bom final de semana!


Até

Um comentário:

  1. Oi priscila tudo bem? Sou professora de artes por ocasião e gostaria de trabalhar com o ensino medio a criaçao de um comercial de um produto que eles mesmos vão criar, mas não sei ao certo como planejar esta aula..quero que eles criem roteiro,esscolham cenario e tal, mas preciso trabalhar algum texto(materia) com eles e não sei em que conteudo de artes isto entra...você poderia me ajudar?
    meu email é nani-01@hotmail.com

    ResponderExcluir