quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Aulas novas de Educação Física

Os professores desta disciplina quase sempre são esquecidos e sua matéria geralmente é tratada apenas como uma "folga" para os alunos. E que fique bem claro, não sou eu que acho ou estou dizendo isso! É o que vemos e ouvimos em muitas escolas.

Quem já não passou por esta situação: o professor de Ciências, por exemplo, faltou e a turma toda - qualquer que seja a série ou ano - ficou sem aula. Qual é a primeira sugestão dos alunos? "Liberem a gente para o pátio!" E a direção, sem muitas opções, tem a "brilhante" ideia: "Coloquem esses alunos sem aula com os que estão na educação física" ou "Chame o professor de educação física para levá-los ao pátio e dar uma atividade".

Onde está a valorização deste profissional? Ele estudou tanto quanto um professor de matemática, física, português, geografia... Acompanhei de perto uma amiga que se formou em Educação Física. Ela estudava muito e tinha várias disciplinas muito importantes. Sua monografia foi sobre o desgaste de um jogador de futebol durante a partida, e isso envolveu desde o suor, desgaste físico até a cor e ph da urina (como revisei a monografia dela, aprendi muito sobre isso, devo ressaltar!).

O que quero colocar aqui é a importância deste profissional, mas também uma sugestão de atividade diferente a ser trabalhada nesta disciplina: aula de malabares!

Estava vendo o jornal na TV esta semana e numa cidade de meu estado mostrou uma aula de malabares, que se não me engano acontece 1 vez por mês ao ar livre (desculpem, não consegui achar a matéria no site!). Todos os tipos... com bolinhas, fitas, tudo muito legal e diferente. E na hora não pude deixar de pensar em como mexe com todo o corpo, trabalha músculos, a coordenação mortora, concentração.

Por que as aulas de educação física não podem ir além dos jogos de futebol, vôlei, xadrez? Por que nas gincanas não podem ser adicionadas as competições envolvendo malabares? Quem tem mais desenvoltura, consegue fazer uma apresentação mais bonita, agradável para os colegas? São milhares de coisas legais a se pensar certo?

Convoco vocês, professores de educação física, a tentarem estas aulas novas, divertidas e mais atraentes ok?! Mãos à obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário