quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Por onde começar o ano letivo?

Olá pessoal, tudo bem?
Estamos no dia 27 de janeiro e os dias que se aproximam, para a maioria dos professores, são os últimos de férias de verão deste ano certo? Então, está na hora de começarmos a ativar nosso lado profssional e já pensarmos no que devemos fazer no ano letivo de 2010.
2010 será um ano com muitos eventos extras, já pensou nisso? E como você vai trabalhar com estes sem atrapalhar a rotina curricular, mas também sem excluí-los? Afinal de contas, a interdisciplinaridade continua sendo extremamente necessária para o desenvolvimento de um aluno, não só na escola como na sociedade.
Vamos por partes: mal começamos o ano e o que temos pela frente? Carnaval! Muitas vezes, esta festividade passa desapercebida, apenas como um feriado apra viajar e não ter aulas e/ou trabalhar. Contudo, você sabe que existem profissionais especializados em estudar o Carnaval? Sim! E haja história. É uma festa riquíssima de detalhes, muito bem programada (quando acabam os desfiles, por exemplo, os carnavalescos já estão se preparando para o próximo ano, pois são infinitos os detalhes e preparativos a serem realizados em apenas 1 ano), criativa, com uma pesquisa sensacional histórica para compor os enredos, Língua Portuguesa, Artes para criação de fantasias e alegorias... Acho que vou fazer um post especial só sobre o que podemos falar com nossos alunos sobre Carnaval, que tal? Afinal, é muito mais que um evento para mostrar corpos modificados absurdamente durante o ano...
Ok, em seguida, temos alguns feriados, como Páscoa e Tiradentes. dia do trabalho, mas logo chega junho e este mês promete. Entre junho e julho, ou seja, abrangeremos 2 meses, temos a Copa do Mundo na África. Quer oportunidade melhor para trabalhar com seus alunos a respeito deste continente que, como a maioria dos estrangeiros pensam que no Brasil vivemos no meio da floresta com macacos pelas ruas, é visto como uma savana, com elefantes e leões andando livremente pelas ruas. Se fosse assim, não sediaria uma Copa do Mundo, certo? Fora isso, qual a história do futebol, porque o mundo todo adora este esporte, porque ele se popularizou tanto, etc. Vai dizer que não vai ter o que falar sobre este evento? Em todas as disciplinas?
Depois, além do 7 de setembro, pulamos para outubro com as eleições. Aulas sobre cidadania, democracia, direitos e deveres, constituição, contagem de votos, porcentagem e infinidade de assuntos também não faltarão.
15 de novembro, 20 de novembro (em algumas capitais) e já temos em seguida Natal novamente. 2010 vai voar, e nós mal vamos vê-lo se não nos programarmos, não é mesmo? Pensem nisso.
Vou fazer posts especiais sobre aulas com o tema Carnaval e durante o ano sobre os demais eventos ok? Fiquem de olho na oportunidade de criarem aulas novas, diferentes e muito interessantes!
Até

Nenhum comentário:

Postar um comentário