quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Plano de aula - adjuntos

Como foram de feriado? O meu foi um pouquinho maior, pois ontem era feriado municipal, então deu apra descansar bastante.

Hoje vamos falar um pouco sobre adjunto adnominal e adjunto adverbial, pedido de uma leitora do blog. Segue uma sugestão de aula.

Quanto à análise sintática, adjuntos é bem fácil de ser trabalhado, mas o problema é que geralmente os jovens acham que análise sintática é muito difícil. Primeira coisa que você deve mostrar que não é para despertar atenção e curiosidade.

Para isso, pegue frases de música que a faixa etária que vc vai dar aula costume ouvir, frases de poesis, ams tudo sempre na ordem direta, SUJ/PRED, para não embaralhar a cabeça deles.

Depois de escolher as frases, as coloque no quadro de maneira não linear; uma em cima, outra no meio, outra mais embaixo. Leia as frases com eles e perguntem se conhcem de algum lugar. Depois, uma a uma, vá questionando quem é o sujeito da frase, depois o que ele quer dizer (predicado), e deixe as marcações embaixo da frase no quadro. Depois, pergunte mais expecificamente a que classe de palavra pertence cada uma. Assim, você vai chegar aos nomes, ou seja, substantivo e verbos, o que facilita sua explicação sobre adjuntos.

Fale que adjunto quer dizer unido a alguma coisa, e comece a explicação do adnominal. Antes de entrar no adverbial, faça exercícios para fixação, e na hora da correção, repassem o conceito.

Agora é a vez do adjunto adverbial. Siga as mesmas instruções.

Nenhum comentário: