quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Plano de aula de português - ortografia

"Estou a muitos anos pensando em abrir uma loja, mas sei que não sou exeção. Sómente ainda não sei bem qual tipo de serviço oferecerei. Talves eu trabalhe com limpesa de carros, um amigo deichou essa idéia para mim pensar à respeito hontem. “Existem varios estacionamento pela cidade a disposição para derrepente você entrar em contato.” Apartir disso, superei o cançasso mental de buscar um negócio sem nunca ter sucesso e começei a colocar a mão na massa. Atravez deste mesmo amigo, procurei por opções na cidade, até que encontrei! E voçê sabe que este negocio é mesmo lucrativo?"

1º passo: Achar os erros no texto acima. São 20.
2º passo: Analisar com os alunos uma a uma as palavras encontradas e mostrar qual é a forma certa. Dar dicas de memorização do tipo através é com S, basta lembrar de atravessar, que também é com S. Assim por diante...
3º passo: os 3 passos para um bom texto (e revisão) estão presentes? São eles:
  • condições didáticas (são perguntas que devem ser respondidas; para quem, quala finalidade do texto, qual o tipo de linguem)
  • revisão (de processo, que é realizada enquanto escrevemos, e final)
  • criação de um percurso de autoria (pensar no todo, do enredo à estrutura)
4º passo: atividade que os alunos devem realizar. cada um deve produzir um texto de até 10 linhas com as palavras ditadas nas novas normas. Entre as 20, no mínimo 8 devem estar obrigatoriamente presentes. Todos os textos devem conter títulos. Os textos serão trocados entre os colegas (cada um sorteará um papel com o nome da pessoa para quem entregará seu texto) para que o colega leio o texto e aponte se todas as palavras foram utilizadas e se as principais perguntas foram respondidas. Deixar claro que o objetivo não é encontrar erros, mas, sim, analisar informações.

Palavras a serem ditadas (exemplos, você, professor, pode escolher as que achar melhor, ams lembre-se que devem ter um nível de dificuldade conforme a turma):

abençoo
feiura
asteroide
para (do verdo parar)
tranquilo
micro-ondas
aeroespacial
autoinstrução
extraescolar
semiaberto
antissocial
superamigo

*Professor, apenas dite as palavras e diga aos alunos que elas devem estar nas novas regras. Não fale como elas são escritas, pois este é o objetivo, que eles fixem o aprendizado e/ou busquem em dicionários e livros.

Até

7 comentários:

Cristiane (criferre22@hotmail.com) disse...

Excelente esse plano de aula, teria como vc mandar mais modelos pra mim por email???
Estou fazendo estagio..e vc sabe como é...aquele sufoco!!!
Bjs..

Sieide disse...

Gostei muito desse plano de aula, vc poderia mandar mais modelos no meu email?Sou formada em letras e estou começando a dar aulas,tenho muita dificuldade em prender a atençao dos alunos.sieide_ribeiro@hotmail.com

gilza letras disse...

muito interessante esse plano de aula, se puder mandar outros para meu e-mail agrdeço bastante.
terminei o curso de letras e vou começar dar aulas, entao vai me ajudar bastante. obg
gilzasantcarol@bol.com.br

Anônimo disse...

óla adorei o seu trabalho caso puder teria como me mandar mais modelos pelo email?estudo geografia mas trabalho com multisseriado tenho um pouco de dificuldade em passar para alguns alunos texto e produçao textual principalmente pela dificuldade de compreensão pelos alunos com ortografia.tatiane.sousasantoSARROBAHOTMAIL.COM

Anônimo disse...

Olá!!! Adorei a dica de aula. gostaria de receber mais dicas pelo meu e-mail. aline.magna@bol.com.br
muito obrigado!!!!

Cléo Letras disse...

Olá, Priscila.
Por gentileza, mande-me mais alguns planos de aula, se puder, também sobre gramática.
Ficarei extremamente agradecida.Estou cursando o 3º sem. de Letras e logo começarei a dar aula como eventual.Preciso de toda ajuda possível.Obrigada.Cléo.
e-mail: cleodesouzza@gmail.com

Anônimo disse...

Por favor mi manda mais planos,pois miro no Chile e dou classes de português.
Agradecido

josimarlf8@gmail.com