quarta-feira, 10 de junho de 2009

Um plano de aula só seu - dicas para várias disciplinas

Professores e professoras, por um momento, pensem num professora que deu aula a vocês...

Pensaram?

Por que você lembrou dela? Era divertida, despojada, a matéria que ela ensinava parecia tão fácil, as aulas não pareciam longas e cansativas... Vários motivos certo? Professores inesquecíveis, todos temos. Aprenda com eles a fazer seu plano de aula. Como? (é, hoje estou cheia de perguntas)

Você quer que seus alunos aprendam. E eles precisam aprender. Qual a metodologia que mais te faz assimilar conteúdo, professor? Lógico, pois você já foi aluno de 1ª série, de 5ª ensino médio e sabe o que chama a tenção de um aluno em qualquer série. Já pensou em trabalhar assim?

Relembre as aulas que você tinha e quais eram mais interessantes para você. Quais conteúdos você nunca vai esquecer?

Dicas:

- Aula de Ciências - Tive 2 professoras de Ciências que me marcaram muito. Uma foi a Sandra, da 4ª série, lá de Brasília, da época em que morei lá. Ela tinha uma letra grandona, bonita, e fazia desenhos no quadro da matéria. A outra foia Lucília, na 6ª série, que também tinha um letrão e nos fazia copiar os desenhos do livro de Ciências no caderno. Tudo muito caprichado e avaliado na aula seguinte viu professor? Não era copiar por copiar! Eu fazia a cópia com papel de seda, pintava, nenhuma veinha passava desperebida por meus olhos. Diga-se de passagem, sou muito boa em ciências, sistemas do corpo humana, células por causa desses desenhos, que nunca vou esquecer.

- Aula de Português - Desta disciplina tenho várias professoras, aliás, lembro de quase todas. Talvez não à toa já na 8ª séria sabia que faculdade cursar (Letras) e sou bem completa com o que faço. Juliete, da 8ª série, trabalhava bastante com a gramática. Demsotrava certa intimidade até com a pequenina que carregava sempre consigo. Suas análises morfológicas de frases gigantes eram minhas preferidas. Também teve a Tânia, já no ensino médio, ninguém gostava muito da aula dela ("pobres coitados", não sabiam reconhecer o grande valor que aquelas aulas tinham!), mas eu adorava. Ela levava livros e explicava todo contexto usando ainda o retroprojetor que usa a folhinha transparente, sabem qual né? Cada dia era uma viagem pelas histórias de nossa literatura. Também teve a professora de Português da faculdade, Elisiane. Todo mundo achava ela largadona pois usava roupas tipo hippie, sem muita combinação, mas sempre muito confortável. Chegava na sala, sentava na carteira, e começa a ensinar como escrever bons textos. Gente, sério, ela é um exemplo para mim... Inteligente e sem se importar com o que os outros pensam.

- Aula de História - Não foram só professoras mulheres que me marcaram. Tive um professor de História no ensino médio, Juliano, que fazia a classe toda viajar! Ninguém abria a boca na aula dele porque poderia perder-se no caminho daquele novo lugar que estávamos atravessando! Este acho que foi um dos poucos professores que tive que tinha completo domínio de turma sem ameçar ou gritar (um defeito que às vezes, ou várias vezes, cometemos não é mesmo?). A aula dele? Apenas seu grande conhecimento sobre o conteúdo e o dom de narrá-lo como uma história fabulosa. Os pontos-chave eram colocados no quadro, e mais nada.

- Aula de Matemática - Também do ensino médio, tive o professor Ubiratan ou Altabira, haha sempre confundi o nome dele! Mas sei que ele parecia o Barney dos Flinstones! haha Sua aula era tão divertida que a matemática nem parecia um bicho tão feio assim. Ele usava tons de voz diferenciados para as fórmulas, o que nos fazia aprendê-las mais facilmente. Ah, e o grande diferencial: toda aula tinha avaliação! E pensa que a gente achava ruim? Nada! No final da aula ele entregava pedacinhos de papel com um questão. Nem todos eram iguais. Valia 0,5. Assim, ninguém ficava nervosos num dia só de prova e conseguia assimilar os conteúdos ministrados no mesmo dia.

- Aula de Geografia - Davina. Essa é A professora de Geografia! Bem divertida também e muito enégica ao mesmo tempo. É professora do tipo "já nos divertimos por hoje, agora é hora de trabalhar e ponto". Ela sempre levava os mapas da escola para a sala e deixava pindurados na frente do quadro, mostrando o lugar da onde estava falando, as características. Não ficávamos só nos livros. Smepre fazia seminários em que nós tínhamos de assistir o jornal e pegar uma matéria interessante para nós e fazer um trabalho.

- Aula de Química - A professora Raquel tinha sempre esmaltes coloridos nas unhas. Nada discreta! hehe Mas acho que sei porquê. Além do gosto particular, ela escrevia muito no quadro as fórmulas de química, então as próprias unhas já chamavam a atenção para o conteúdo. Só agora, neste minuto, me dei conta disso. Engraçado né? Viu como pequenos detalhes influenciam?

- Aula de Biologia - Ah! Essa professora do ensino médio, Sônia, me marcou de uma maneira especial. Sabe que foi ela que me "batizou" de Priscila Conte? Sim, meu nome é muuuuito mais extenso, e Conte não é o último hehe Mas como tinham 3 Priscilas na sala, virei a Conte, e não é que deu sorte?! Ela era mais jovem, também divertida, mas muito séria ao mesmo tempo. Utilizava muito o laboratório, onde íamos praticar o que aprendíamos na sala. Fazíamos relatórios, resumos... ela usava bastante aquele retroprojetor que falei ali em cima... Tmabém fazia vários desenhos no quadro.

Acho que consegui passar um pouquinho do "plano de aula só seu" não é? Deixe sua marca professor. Seja atencioso, divertido sem deixar de ser sério. Só o conteúdo não garante o sucesso de sua aula. Vale também o marketing pessoal. Aliás, esse é um bom tema para tratarmos aqui. Vou providenciar uma matéria sobre. Aproveitem as características principais destes professores que mencionei e coloquem em prática, com o seu toque pessoal. Suas aulas serão inesquecíveis também.

4 comentários:

  1. muito boa essa ideia de postar planos de aulas, às vezes pensamos que todos os professores que chegam a nossa escola sabem fazer um plano de aula....depois o tempo vai passando e percebemos um professor totalmente perdido.....vou indicar esse post a muita ente!abç vera

    ResponderExcluir
  2. Olá Priscila

    Gostei das dicas. Sempre procurei ser a Professora que eu gostaria de ter tido. Esse caminho tem funcionado.
    Tem algumas aulas que postei no meu blog
    Um abraço cheio de saudades!

    ResponderExcluir
  3. faltou educação fisica.

    ResponderExcluir
  4. POXA VOCÊ ESQUECEU DE COMENTAR SOBRE AULAS DE FÍSICA ERA TUDO QUE EU PROCURAVA MAS MUITO PERTINENTE SEUS COMENTÁRIOS, SOU PROFESSOR DE FÍSICA E MIM INTERESSA MUITO ASSUNTOS DESSA NATUREZA.

    ResponderExcluir