quinta-feira, 14 de maio de 2009

Como dar a 1ª aula - enfrentando medos e ansiedade

Aproveito para postar aqui a resposta que dei a uma colega - que não sei se posso citar o nome, então naõ o farei - que me enviou um e-mail pedindo ajuda, pois estava dando suas primeiras aulas, sem nenhuma experiência em sala de aula. Essa é para cada um de vocês que está muito ansioso e nervoso com suas primeiras experiências em sala de aula...

Então, primeiro... calma. Se você se mostrar nervoso, ansioso, seus alunos vão notar e isso poderá gerar uma turma indisciplinada, que não irá respeitá-lo.

No caso de turmas tanto de ensini médio como de pré-vestibular já são adolescentes, na faixa de seus 16 a 22 anos... não sei quanto a vocês, mas eu acho que é a uma das faixas etárias mais fáceis de se dar aula. Por quê? No meu caso, como sou nova (mas calma gente, aqui falo não só de idade, mas também de mentalidade, abertura ao novo) e isso faz com que eles se identifiquem com você. Simples assim. Eles não terão motivos para "bater de frente", gerar conflitos... mais um motivo para você ficar mais calmo ao entrar na classe.

Ok, você faz resumos da sua aula, mas ler é terrível para um professor, ainda mais de pré-vestibular, que eles esperam mais dinamismo. Seguinte: você precisa estudar sua aula antes deles! Em casa, faça seu plano de aula (pode até seguir o modelo que tem no meu blog que fica bem fácil http://priscilaconte.blogspot.com/2009/04/modelo-de-plano-de-aula.html) e dê aula para você mesmo num quarto ou no banheiro, de frente ao espelho, imaginando que está lotada de alunos. Pratique não só o conteúdo que você vai passar, mas a imposição da voz, simule alunos questionando eventuais dúvidas... é como se fosse uma aula imaginária sabe? Fiz isso várias vezes antes de entrar na sala de aula e deu muito certo, porque você meio que se prepara.

Mais uma coisa, quando o problema não é o domínio do conteúdo, mas a ansiedade em enfrentar a classe. Com este "teatro" você vai sentir mais segurança ao entrar na classe real... tente trabalhar sempre com bom ânimo, não extamente como eles fossem seus amigos, mas tente mostrar-se aberto à jovialidade e motivação da idade deles... fale de temas que eles gostem envolvendo o conteúdo de suas aulas, trabalhe com músicas e filmes do "tempo" deles... sucesso garantido!

Mas atenção: apesar desta cumplicidade, deixe claro que vocês são professor e alunos, assim na hora de falar sério, pedir atenção, faça-o de maneira sutil, mas sem perder a autoridade, por ex: "ok pessoal, já conversamos bastante mas está na hora de trabalhar um poquinho..." tente emendar a conversa que vocês estavam tendo anteriormente ao tema da aula.

E fique sempre de olho no blog! Sempre tem dicas legais! Aliás, já coloquei dicas de filmes, de modelos de plano de aula, plano de aulda de literatura usando música... Vão ajudá-los também a desenvolver atividades e aulas de acordo com a idade deles.

Espero que tenha ajudado um pouquinho.

Se precisarem de mais alguma sugestão ou dica, entre em contato mesmo ta?! Mantenham-se confiantes e me enviem um e-mail contando como foi sua "nova aula" ok?

18 comentários:

Bruna disse...

Pricila adorei seu texto! Sou estudante de Letras e estou começando a estudar para iniciar minhas aulas no incio do ano que vem.Seu texto me deus várias idéias.

Cristiane disse...

QUERO PRIMEIRO TE AGRADECER, POIS, VC ME AJUDOU MUITO COM SEU BLOG, E PARABENIZA-LA PELOS TOQUES E CONSELHOS, PRA QUEM TA COMEÇANDO AJUDA MUITO.
QUE DEUS TE ABENÇOE...
BJS
CRISTIANE

wesley disse...

gostei muito de suas dicas,vou dar minha primeira aula e espero dar certo
parabens
ate mais
wesley

Simaltar disse...

Puts
Vou fazer minha aula teste amanha em um colégio importante aqui da minha cidade e estou muito ansioso realmente, pois quero muito ser professor e amo minha disciplina, que é História... Ainda sou acadêmico, mais acho que já estou apto a dar aula...

Obrigado

flavio stump disse...

vlw priscila
realmente minha maior dificuldade é a minha timidez, mas como vc disse , tentar se enturmar sem perder a autoridade
vlw
se puder dá uma dica sobre dinâmica em grupo

Anônimo disse...

NOSSA, AMEI VIU. ME AJUDARÁ MUITO, VOU INICIAR DANDO AULA DE MARKETING E VENDAS NUM CURSINHO, NUNCA DEI AULA, MAS ESPERO QUE DE TUDO BEM.... E COMO ESTOU CONFIANTE VAI DAR....
BJOS

Anônimo disse...

OI PRICILA VOU TENTAR SEGUIR SEUS CONSELHOS DEVO ENFRENTAR MEUS MEDOS POIS ACABEI DE ME FORMAR NÃO TENHO EXPERIECIA EM SALA DE AULA DESEJO A VC MUITAS FELICIDADES. MARIS

Obstinada disse...

Oi Priscila, agradeço suas dicas, serão importantes para mim. Começarei em fevereiro a dar aulas depois de um longo tempo de mestrado e doutorado, estou super ansiosa. Mas valeu pelas idéias. Sucesso sempre.

vinicius disse...

Ola obrigado pelos conselhos e dicas, seu blog é muito interessante e vou seguir suas dicas, pois vou dar aulas de informatica e estou treinando muito.
tchau valeu.

Antonio Carlos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stephanie disse...

Oi Pricila! Tudo jóia?! Obriga por esse texto. Estou voltando para as salas de aula e precisava demais de conselhos e também de modelos de plano de aulas. Muito obrigada! Beijos!

André Marchi disse...

Mto bom o post!

Acho que o que realmente pode prejudicar uma boa aula é a ansiedade do professor... Às vezes vc tem todo o conteúdo em mente mas, na hora de passar...

Falando em professor, tem um site novo mto bacana que vc pode divulgar suas aulas sem pagar nada! É o Aula De Que (http://www.auladeque.com.br).

Vale a pena cadastrar lá!!!

Abraços!

Isis Albuquerque disse...

bom,
ainda não sou professora,mas creio que futuramente serei,justamente porque estou no 1º ano de Letras e estou aproveitando cada momento de aula e tempo com os professores.Creio que dar aula e ser professor,não é pra qualquer pessoa que se julga a tal,mas sim,á pessoas que, álem de terem o dom,sentem prazer ao ensinar...

Anônimo disse...

Preciso muito saber mas ,pois minha area e musica e gostaria de saber materiais especificos.Trabalho em uma escola privada do 6 ao 9 ano.

Luiz Fernando disse...

Priscila, estive visitando o seu blog e achei muito satisfatório o que li acerca da primeira aula, muito bom, me ajudou bastante.Sou acadêmico em Matemática, porém já vou começar a dar aulas para cursinhos aqui na minha cidade, JF, e de fato precisava de um incentivo, uma direção, pois apesar de termos algumas noções sobre o que esperar em sala de aula,sempre nos deparamos com situações novas no exercício da profissão!!!!Obrigado mesmo

Ju disse...

Ótimas dicas, de grande valia!! Me ajudou muito!! E ver o seu plano de aula tbm.

Anônimo disse...

tenho 14 anos,vou começar dar aula de astronomia e astrofísica, me ajudou muito. :)

Marcia disse...

Parabéns .dar aula pela 1ªvez não é nada fácil e você foi muito generosa conosco dando essas dicas. obrigada