quinta-feira, 19 de março de 2009

Função do aluno na escola

Desculpem o sumiço... Tive aqui no blog uma pessoa que solicitou qual era a função do aluno na escola. Primeiro, pensei qual seria esta função. Acredito que o aluno tem por função fazer "girar" o conhecimento na escola, pois além de aprender ele também ensina muito aos professores, que precisam sempre buscar mais e mais conhecimento para satisfazer essa fonte inesgotável de dúvidas que é o aluno. Os professores também precisam estar sempre atentos aos comportamentos dos estudantes, aprendendo diariamente como lidar com seres humanos. Seria uma visão um tanto poética minha?

Caro "anônimo", essa seria minha explicação. Contudo, também deixo aqui dois links para os direitos e deveres do alunos - que são igualmente suas funções na escola.

Direitos: http://bdjur.almedina.net/item.php?field=item_id&value=251063
Deveres: http://bdjur.almedina.net/item.php?field=item_id&value=251065

Pessoal, alguém sabe melhor sobre este assunto? Vamos ajudar nosso/a colega? Coloquem suas opiniões sobre o tema nos comentários ok?

Obrigada!

4 comentários:

Leila Campos disse...

Diante da situaçao atual da educaçao brasileira é até interessante responder esta pergunta. Estamos vendo vários alunos desinteressados, desmotivados, indolentes, que parecem ir à escola apenas para passear. Na verdade, acredito que falta a estes alunos justamente entenderem que na escola eles têm como função aprender a relacionar, a ler, escrever, serem cidadãos dignos e aptos para serem no futuro os governadores de uma terra quase em extinção. A função do aluno é muito séria, mas infelizmente muitos deles chegam nesse ambiente de crescimento e desenvolvimento totalmente "inocentes" sobre o 'porquê' e o 'para quê' estão ali. Então cabe à comunidade escolar em primeiro momento mostrar ao aluno o motivo de existir a escola. Pode-se observar que a maioria deles "ama" tal espaço, por isso precisam entender que lá não é apenas um espaço de lazer, encontrar amigos, merendar e fugir das responsabilidades atribuidas pelos pais em casa.
É na escola que será acrescentada e muitas vezes até ensinado a eles que o futuro da humanidade está no aprendizado que só a escola pode proporcionar. Seria por aí???

cselly disse...

A princípio, creio que função não define o papel do aluno na escola. Retomando a visão poética da Priscila e tornando-a mais real,a meu ver, o aluno é o principal elemento no processo ensino-aprendizagem, afinal, para quem é direcionado todo esse processo? Se o aluno não existisse, existiria escola? professores????
Espero ter colaborado!!!Bjs

Letícia disse...

Gostaria que me ajudasse a fazer, bom, terminar um trabalho, sobre: o papel do aluno na escola.
O trabalho ja esta feito, agr teremos que fazer uma apresentação para serie anteriores da minh. Somos 8 pessoas, e temos que escrever um texto, explicando sobre: O papel do aluno na escola, e a evasão dos profissionais do ensino. teremos que escrever o texto, dividir as falas, e bom! Que ganhe 10 o melhor trabalho!!! Podem me ajudar, a ter uma noção do que escrever?

Letícia disse...

Preciso disso o mais rapido que for!