segunda-feira, 2 de março de 2009

Dica para aulas de História

Oi gente, como foram de final de semana?

Estive pensando esses dias, e ainda não comentei aqui sobre o livro 1808 que li há algum tempo. Laurentino Gomes traz uma visão diferente e interessante sobre a história do Brasil - e preciso comentar que fiquei apaixonadíssima pelo livro, pois sua narrativa é muito interessante e prende o leitor absolutamente! Eu, pelo menos, comecei a entender melhor de política, porquê nosso País é do jeito que é agora e outras tantas curiosidades e informações importantes que precisamos conhecer sobre o Brasil.

Aqui vai a resenha que está no site da Livrarias Curitiba:

"A fuga da familia real portuguesa para o Rio de Janeiro ocorreu num dos momentos mais apaixonantes e revolucionários do Brasil, de Portugal e do mundo. Guerras napoleônicas, revoluções republicanas, escravidão formaram o caldo no qual se deu a mudança da corte portuguesa e sua instalação no Brasil. O propósito deste maravilhoso livro, resultado de dez anos de investigação jornalística, é resgatar e contar de forma acessível a história da corte lusitana no Brasil e tentar devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possiível dos papéis que desempenharam duzentos anos atrás. Escrita por um dos mais influentes jornalistas da atualidade, 1808 é o relato real e definitivo sobre um dos principais momentos da história brasileira. "


Ele tem também "versões" juvenil e infantil, além também de seu audiolivro. Professor de História, vale a pena tentar fazer uma aula com este material moderno e atraente, com algumas atividades de debate em torno da própria história do Brasil. Que tal?

Até amanhã!

Um comentário:

  1. É isso aí, Priscila

    Concordo que obras como essa estimulam o ensino da História. Não só o aluno, mas também o professor deveriam ler livros de qualidade como esse. Mas para isso acontecer é preciso preços mais acessíveis e maior investimento em educação. O que infelizmente no nosso país não acontece.

    Um abração!

    ResponderExcluir