terça-feira, 3 de março de 2009

Aulas no ensino fundamental

Que engraçado... hoje de manhã eu estava no ponto de ônibus perto da minha casa, esperando o mesmo para vir trabalhar, e comecei a olhar o pessoal da escola em frente.

Sempre fico reparando nas crianças, em seu comportamento. Hoje, cheguei ao ponto em tempo de ver a "bagunça" de antes do sinal tocar para a entrada na classe. Mas uma coisa me chamou a atenção: ao tocar o sinal para entrada nas salas de aula, os alunos fizeram exatamente os mesmos movimentos que eu e meus colegas de uns 13 - ou até mais - anos atrás... correram para entrar em fila por ordem de altura. Cada classe separada em seu espaço aguardando a professora se colocar diante da fileira de estudantes, todos com os braços erguidos marcando distância entre ele e seus colegas.

No tempo da minha irmã já era assim (há uns 22 anos atrás?!). Nada muda por quê? Ok, estamos falando de crianças em torno de seus 6 a 10 anos, que não seriam (?) tão independentes assim, precisam ser direcionadas por um adulto para chegarem (?) à sala correta, não provocarem baderna (?) até entrarem na classe...

Só o que sei é que me pareceu que voltei no tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário