quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Possibilidades positivas

Eu sei que prometi a atividade das crianças, mas é que lembrei deste meu texto e acho que para começar bem o final de semana, nada melhor. No próximo post, atividade criativa da 5ª série.

Agora, possibilidas positivas:

Para um futuro melhor, cada um deve fazer sua parte. E os professores são peças-chave nesse processo de busca. São eles que direcionam, mostram oportunidades, apresentam novidades, nos fazem enxergar que, dentro de cada um, existe um grande potencial, etc.

Muitas vezes, a realidade dura das escolas faz os “sonhos” para um futuro melhor irem por água abaixo. Alunos desinteressados; falta de respeito; violência na escola; falta de estrutura, tanto física como profissional; colegas desmotivados; salário baixo... a lista é grande.

Então, o que faz valer a pena educar? Os jovens que precisam de uma chance, que gostam de estudar e, muitas vezes, batalham para isso. A alegria nos olhos de quem passou num concurso concorrido, no vestibular, e finalmente está lá, com o tão sonhado canudo na mão, tendo a certeza de que se não fossem alguns professores que passaram por sua vida, talvez não tivessem chegado tão longe.

Também vale a pena ao ver pessoas com seus 40, 50 – ou mais – anos aprendendo a ler e a escrever seu próprio nome, a lista de compras do mercado, o nome do ônibus que pegaram a vida toda...

Vale a pena quando se recebe o carinho do aluno especial (seja qual for sua deficiência) por você estar ali com ele, fazendo com que ele sinta-se parte do mundo “normal”.

Vale ao chegar na escola e ter aquele abraço apertado, o desenho feito especialmente para a “tia”, a pessoa mais importante para ele – a professora das séries iniciais que ficam em nossa memória para sempre!

O texto a seguir, de Ralph Marston, foi especialmente escolhido para o dia dos professores. Para lembrar que sempre vale a pena...

“Existem tantas coisas maravilhosas esperando para serem feitas, e tantos problemas e distrações prendendo-nos. Na ausência de outras opções, temos a tendência de focar nos problemas. Eles sempre dão um jeito de entrar nas nossas vidas, muitas vezes sem nossa participação ativa.

Mas as possibilidades e oportunidades positivas podem ocupar muito mais nosso tempo se escolhermos esse caminho. Tudo que conseguimos na vida é alcançado a despeito de obstáculos, problemas e distrações.

Para cada problema difícil que surge, geralmente aparece também uma possibilidade positiva ainda mais forte. Faça com que seja sua missão pessoal encontrar essas possibilidades e aproveitá-las. A vida é um processo de avanços contínuos. Com toda sua capacidade, você não foi projetado para viver com o freio de mão puxado.

Faça a escolha de avançar. Não importa o que aconteceu no passado ou sua situação atual: o seu potencial continua existindo dentro de você.

Cabe a você escolher, a cada momento, todos os dias, se vai investir no seu potencial e nas possibilidades positivas da sua vida (ou não). Você escolhe.”

Professores, o nosso muito obrigado pelo empenho e luta para nos ajudarem a sermos pessoas melhores!

Com carinho,

Priscila Conte

2 comentários:

  1. Olá Priscila!
    Gostei mt das informações aqui encontradas.
    Quanto às dicas ortográficas, colocarei um link no meu post direcionando p sua publicação que está bem objetiva.
    Obrigada pela visita e atenção.
    Até

    ResponderExcluir
  2. Olá Priscila,
    Primeiro, agradeço a visita e parabéns pelo trabalho que realiza no Jornal Virtual.
    Sabe, venho a cada dia comprovando o quanto vale a pena ser professor. Apesar de tudo. Vencer e avançar pequenas etapas com alunos e depois encontrar em um dado momento de nossas vidas com “eles” vencendo grandes etapas e com certeza um momento de gloria para qualquer professor.
    Somos cada vez melhores quando sentimos que ajudamos o outro a ser melhor.
    Com carinho
    Bjs

    ResponderExcluir