quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Cargos e funções dentro da escola

No mínimo, são 14 os cargos que devem existir dentro de uma escola de boa qualidade. Gestor, você sabe quais são e suas funções?

1 - Diretor-geral: profissional formado em Administração. O ideal seria que tivesse alguma formação em Pedagogia também, pois a direção da escola precisa respeitar os dois âmbitos. Para exercer a direção administrativa é importante que o gestor veja a escola como uma empresa, seja um administrador e empreendedor. Ou seja, apresente idéias inovadoras e seja flexível para receber palpites de outros membros da equipe.

2 - Supervisor pedagógico: cabe a ele encontrar uma maneira eficaz de integrar essas ações ao cotidiano escolar de modo que não existam dúvidas ou problemas posteriores. Durante a implementação das inovações, o supervisor pedagógico também trabalha como mediador do processo.

3 - Coordenador de esportes e cultura: a coordenação cultural e esportiva é a responsável pelos contatos com outras instituições, pela formação de equipes esportivas e grupos de canto, teatro e dança da escola, assim como a inscrição destes em eventos interescolares.

4 - Orientador educacional: formado ou pós-graduado em Pedagogia, seu trabalho consiste em auxiliar o aluno para melhor integração na escola, na família e na vida social. É o orientador que oferece apoio ao estudante, para que ele desenvolva seu autoconhecimento e seu lado emocional. Ele também se responsabiliza pela observação do processo ensino-aprendizagem dos estudantes.

5 - Psicólogo escolar: profissional formado em `Psicologia. É o responsável pelo atendimento de alunos com problemas de aprendizagem, comportamento e relacionamento dentro da escola. Aconselha esses estudantes – e também professores em momentos mais conturbados – dando ferramentas para que desenvolvam suas aptidões e capacidades plenamente.

6 - Professores: elemento fundamental dentro da instituição escolar, cabe ao corpo docente educar os alunos para a vida, dando exemplos de conduta e atitude na resolução de conflitos, sempre que isso se fizer necessário.

7 - Secretário: ele auxilia na parte administrativa; conhece tudo o que a escola oferece, qual a capacidade de atendimento, número de alunos, professores e de turmas, valores de mensalidades, conhece todos os profissionais que trabalham nela e pode informar qual a função, horário de atendimento e sala de cada um. Também se responsabiliza por organizar boletins, informativos e quadros de avisos. Precisa estar apto a atender ao público interno e externo de maneira satisfatória.

8 - Faxineiro: deve respeitar normas de higiene da vigilância sanitária, conhecer os horários em que pode entrar em cada ambiente de modo a não interferir no dia-a-dia dos usuários nem provocar acidentes. Precisa contar com produtos atóxicos ou utilizar equipamentos de segurança.

9 - Nutricionista: responsável pelo balanceamento da merenda ou do lanche escolar. Cabe à nutricionista organizar o cardápio da escola, verificar as condições de higiene no preparo dos alimentos e organizar bate-papos com alunos e professores sempre que for possível para implementar uma cultura de educação alimentar saudável.

10 - Cozinheira: profissional que deve ter um curso técnico de culinária. É responsável pelo preparo dos alimentos.

11 - Bibliotecário: tem qualificação para organizar toda a biblioteca de maneira virtual e pode fazer campanhas e visitas às salas de aula para chamar a atenção de alunos e professores para a importância da leitura, da pesquisa e do conhecimento de autores e obras.

12 - Inspetor: orienta estudantes sobre regras e procedimentos, regimento escolar, cumprimento de horários; ouve reclamações e analisa fatos. Organiza o ambiente escolar como um todo.

13 - Segurança: profissional que deve passar por treinamento em empresas especializadas em segurança. Cabe a ele permitir ou não a entrada de pessoas estranhas nas dependências da escola, bem como ficar atento durante os horários de entrada e saída dos alunos.

14 - Enfermeiro: deve ser graduado em Enfermagem e tem como função atender alunos e professores que se sintam mal. Cabe a ele medicar e encaminhar o paciente para o pronto atendimento em um hospital, quando necessário. Para isso, a escola deve dispor também de convênio com alguma empresa de atendimento médico.

Este meu texto faz parte do booklet Administração Escolar, um dos livros da coleção Biblioteca do Professor, publicado pela Humana Editorial. Ele é uma adaptação de uma matéria publicada na revista Profissão Mestre.

6 comentários:

Anônimo disse...

olá, sou uma aluna do magistério aqui de minha escola... ganhei um trabalho de didatica geral para fazer e a professora pediu que nesse trabalho contesse esse assunto das funções dos cargos das pessoas nas escolas... mas eu também gostaria de saber se o aluno tem alguma função assim como os professores, etc.. minha professora me informou que sim, que o aluno tem uma função mas que nós deviamos procurar qual é essa função.
por favor, se você pudesse postar qual seria a função do aluno nas escolas até o dia 24 de março, que seria a data para entregue, eu ficaria muito grata.

agradeço, então desde já.

prefiro não me identificar...

Anônimo disse...

Priscila,

qual foi sua fonte para escrever esse artigo?
Estou fazendo uma pesquisa sobre organização escolar, estrutura,cargos e funções, e gostaria de uma bibliografia para apoiar minhas conclusões.
agradeço se puder me indicar algumas.

Thais

Anônimo disse...

eu desenvolvo em uma escol particular a funcao de secretaria escolar, mas na minha carteira esta como auxiliar administrativi, mais soube que nao existe esse cargo em uma escola, estou certa, que ria saber se eles tem que mudar minha funao na carteira para secretaria escolar

Anônimo disse...

eu desenvolvo em uma escol particular a funcao de secretaria escolar, mas na minha carteira esta como auxiliar administrativi, mais soube que nao existe esse cargo em uma escola, estou certa, que ria saber se eles tem que mudar minha funao na carteira para secretaria escolar

Anônimo disse...

Para der secretaria escolar e preciso ter alguma formacao superior ?

Anônimo disse...

muito bom, obrigado!