sábado, 7 de fevereiro de 2009

Atividade para alunos da 5ª série

Essa foi uma atividade muito proveitosa e que permitiu aos alunos interagirem entre si e conosco, professoras que estávamos em classe.

Qual era objetivo? Um livro. Sim, os alunos se dividem em grupos e todos participam do processo, desde fazer a históri até ilustrar e colar o caderno de histórias.

Você deixa os alunos livres para exercerem sua criatividade e interação com outros participantes da equipe (neste caso, seria bom fazer um sorteio para a formação dos grupos para haver a possibilidade de desmanchar as "panelinhas", assim, os launos conhecem melhor seus colegas e as outras aulas podem ocorrer de forma mais calma, particiativa e cooperativa).

Cada grupo escolhe um tema pertinente e depois precisa mostrar à classe seu trabalho.

Material básico necessário:
- folhas sulfite
- lápis de cor
- cola
- tesoura

É importante que você, professor, leve este material para classe (paa eventuais esquecimentos) e também solicite que os alunos o levem. Importante: a falta dos materiais podem acabar com o pocesso, pois o grupo que não o possuir ficará sem atividade (a não ser que você produza uma específica para este caso) e levará a atrapalhar os outros grupos, dispesando a turma toda e fazendo da sua aula uma grande dor de cabeça.

Fica ai uma dica simples, mas com grandes resultados.
Até

3 comentários:

anasimone disse...

Parabés Priscila adorei sua idéia

Zenildinha disse...

Oi Priscila, parabéns, amei sua idéia
vou copiá-la.
Zenilda- pro. de português

GRAÇA DIAS disse...

Pri, sua idéia é legal sim... no entanto não está clara se é uma só atividade ou se já é um trabalho que vem sendo executado ao longo das aulas. Nesse caso se for só uma atividade, acho que pode não sair a contento pois elaborar um livro leva muito estudo, análise e tempo para tal. ok
Parabéns pelo trabalho...
Abraços!