sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Eu não posso estar sozinha!

Esse texto foi enviado no Jornal Virtual Profissão Mestre Ano 6 Nº 82 – 27/08/2008

"Semana passada li mais uma reportagem nada animadora sobre a educação do nosso país. Você também deve ter visto, matéria de capa da revista Veja de 20 de agosto. Não sei bem quais palavras descreveriam melhor a sensação que tenho ao saber de nossa situação: seria tristeza, por tudo o que deixamos de realizar; talvez culpa – será que minha parte é maior do que eu imagino? Descrença de que existam pessoas que realmente não achem que educação é algo precioso, importantíssimo para toda uma nação. Também tem a frustração por trabalhar nesta idéia de que professores são parte essencial da sociedade e os próprios (alguns? Maioria?) não se valorizam!

Gostaria de saber se isso é coisa da minha cabeça, se outras pessoas também pensam como eu... Não é possível que ninguém se preocupe! Não vou acreditar nisso! Não posso!

“A nova geração não quer saber de estudar.” Ã? Há quem diga isso. Contudo, não quer mesmo ou não tem uma trilha para seguir? Sim, porque a pesquisa – e ela foi realizada em escolas públicas e particulares, ouvindo professores, pais e alunos, para que não haja nenhum argumento do tipo – mostra que a maioria, não sei se posso dizer, esmagadora, acredita que está tudo “ótimo ou bom”, que “os professores são adequadamente preparados para dar aula”, que a escola de hoje “prepara adequadamente para o futuro”.

Eu tenho muitas perguntas e pouquíssimas respostas. Também não adianta apenas respondê-las, é preciso fazer algo para mudar. E não vou jogar 100% da culpa no governo. Não é verdade! Vamos copiar para relembrar uma parte do texto: “ela foi realizada em escolas públicas e particulares, ouvindo professores, pais e alunos”. Para mim, esses sim são os que devem parar um pouco para pensar no que estão fazendo.

Pais, por favor, o que está acontecendo? Por que os filhos não são mais sua prioridade? A culpa é do trabalho, é preciso sustentar a casa... e o que vai sustentar a vida dos futuros adultos, profissionais, pais...? Quais os valores que vamos deixar para nossos filhos? Ok, o videogame é legal, divertido, mas o que será que leva uma pessoa a imaginar, sonhar, planejar? Livros! Leitura. Conversa entre família. Escola que dá prazer. Professores que têm como missão (seria mesmo esta palavra?) ensinar e aprender todos os dias. Principalmente aprender todos os dias. E sempre, cada vez mais.

Aí voltamos para a pesquisa: 90% dos professores se acham preparados para dar aula. Posição 52 e 53 em um ranking com 57 países. Ah se você pudesse ver minha expressão agora... Para tentar descrevê-la, mais um ponto de interrogação bastaria, mas cansei de utilizá-lo neste texto.

Reflexão, esta é minha intenção com o texto de hoje. O que cada um pode fazer para ajudar? Qual é o melhor caminho e atitude a seguir?

Depois deste desabafo (desculpe, meu caro leitor), uma boa notícia – para talvez os 10% que ainda restam: ficou pronto o DVD que você ajudou a escolher! DVD Gerenciamento de Sala de Aula. É com muito orgulho que gostaria de apresentar o nosso novo material, com um conteúdo pesquisado com muito cuidado – e não é porque o roteiro é meu não hein?! :) – e sempre direcionado a ajudá-lo em seu dia-a-dia.

Como foi você que escolheu o tema, nada mais justo que receba um preço especial por este produto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário