sábado, 12 de julho de 2008

Tendências da Educação

Muito tempo sem escrever, e muito o que postar! Vamos tirar o atraso? O texto abaixo escrevi para o livro Educação 2008 (contracapa), da série Educação, publicado pela Multiverso Produtos Educacionais com parceria da Humana Editorial. No Educação 2008 fui, além da revisora, pesquisadora e organizadora junto com a Thaís Machado.

Aguardem, porque o Educação 2009 promete.

"Educação 2008 faz parte de uma seqüência de livros sobre as tendências no mundo educacional. Desde 2005, nossa equipe reúne grandes profissionais para mostrar o que poderá estar em pauta no próximo ano. Objetivo: deixar você, professor e gestor, sempre à frente, preparado para que as novidades não lhe peguem de surpresa.

Dentre os significados da palavra “tendência” que aparecem no dicionário Aurélio, vê-se: “Inclinação, propensão.” Do Educação 2006, alguns assuntos passaram de propensão à realidade, como o uso de tecnologias em sala de aula – e pelos alunos fora dela também; a escola gerenciada como empresa; a nova geração de jovens (chamada de geração Y); ensino a distância, entre outros.

Já no Educação 2007, pudemos adiantar para você o que viria quanto à gestão participativa; sobre aluno ser ou não ser cliente da escola; o ensino fundamental de nove anos; Filosofia e Sociologia como disciplinas obrigatórias no ensino médio; e mais alguns temas.

O Educação 2008 traz vários tópicos importantíssimos, dentre eles, textos sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE); a substituição do FUNDEF pelo FUNDEB; direitos, deveres e valorização dos professores; e os blog na educação.

Esse ano também temos novidades em nosso livro. Nossos leitores puderam participar enviando seus textos e enriquecendo nossa obra, colocando seus nomes entre os de Celso Antunes, Cristovam Buarque, Célio Muller, Floriano Serra...

Enfim, mais um material feito com muito cuidado para você. Boa leitura e bem-vindo a 2008!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário