terça-feira, 11 de março de 2008

Erros e acertos – pratique! PARTE 2

"Pois se você, gestor, ficou com a segunda opção, está na hora de rever seus conceitos – e as famosas regrinhas! Todos usamos a Língua Portuguesa diariamente, porém, não são poucos os profissionais que tropeçam em seus erros, tanto na fala quanto na escrita. E nem sempre esses deslizes ocorrem por falta de conhecimento, mas, sim, falta de atenção.

Outro motivo freqüente que leva textos a uma desqualificação é a falta da leitura completa antes de entregar ou enviá-lo. Pular esse passo, que considero um dos mais importantes na hora de redigir um texto, provavelmente deixará passar falhas na digitação, muitas palavras repetidas, parágrafos mal construídos e talvez até o momento em que o autor perdeu o foco do tema.

Você, como líder em sua escola, não pode mandar um comunicado aos professores marcando a reunião pedagógica com esses “delitos” contra a Língua Portuguesa. E deveria passar essa advertência para seus colaboradores também. Nada mais feio numa instituição de ensino do que ver que seus integrantes principais não são amigos da leitura e, muito menos, da gramática

Para que esses erros não ocorram dentro da sua escola, procure aperfeiçoar seu Português com muita leitura. Porém, não de qualquer fonte. São muitos também os meios de comunicação que deixam a desejar neste quesito. Selecione livros que tenham sido revisados (de preferência, por profissionais especializados em Língua Portuguesa). Dessa forma, você amplia seu vocabulário e consegue perceber melhor a importância, por exemplo, do uso correto da vírgula – mas atenção: para isso, você precisa ler o texto utilizando as pausas contidas nele.

Além disso, sempre que tiver alguma dúvida, não hesite em pesquisar em dicionários de autores renomados, como o Aurélio e Houaiss. Se precisar de uma ajuda quanto à regência de determinadas palavras, tanto verbal como nominal, existem dicionários também especializados nessa área."

Amanhã, última parte com dicas certo?

Até

Nenhum comentário:

Postar um comentário